O objetivo desta atividade é desenvolver as competências dos formandos para aplicar na prática os conhecimentos relativos à identificação de alterações comportamentais em pessoas com doenças neurodegenerativas e as suas possíveis causas, com base num estudo de caso.
O vídeo que se segue explica em pormenor, através de uma dramatização, um dos sintomas comportamentais e psicológicos que podem ocorrer na demência, nomeadamente a deambulação, e também possíveis soluções de gestão para esta perturbação comportamental exigente. Depois de verem o vídeo, os participantes refletirão sobre a forma como estas opções de gestão poderiam ser utilizadas na prática – quais escolheriam, como implementariam estas soluções e quais delas poderiam ter um impacto positivo na prática dos cuidados. As perguntas para a autorreflexão serão as seguintes:
Qual destas estratégias de gestão seria mais eficaz?
Que situações recomendaria para utilizar no processo de prestação de cuidados?
Qual o impacto que isto teria na prática dos cuidados?
Atividade 2
O objetivo desta atividade é desenvolver as competências dos formandos para identificar as mudanças na vida quotidiana das pessoas com doenças neurodegenerativas e dos seus parceiros, bem como as suas capacidades para propor estratégias de sobrevivência.
O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos formandos para identificar e implementar abordagens não farmacológicas para pessoas com doenças neurodegenerativas em instituições de cuidados.
Projeto n.º 2 02 3 – 1 – R O 01 – K A 2 2 0 – A D U – 0001 6 09 7 3
“Financiado pela União Europeia. As opiniões expressas são exclusivamente da/do(s) autor(a)(es) e não refletem necessariamente as opiniões da União Europeia ou da Agência Nacional para Programas Comunitários no Domínio da Educação e Formação Profissional (ANPCDEFP). Nem a União Europeia nem a ANPCDEFP podem ser responsabilizadas por elas.”